PERGUNTAS FREQUENTES

1. Onde encontra-se na Bíblia o conceito de Casa de Oração?

A frase "casa de oração" vem de Isaías 56.7, usada duas vezes: “Também os levarei ao meu Santo Monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.”

Jesus se refere a este versículo quando expulsou os cambistas do templo, como está escrito em Marcos 11:17. “também os ensinava e dizia: Não está escrito: A minha casa será chamada Casa de Oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes transformado em covil de salteadores.” (Transcrição também em Mt 21,13 e Lc 19,46).

 

O coração da Casa de Oração, talvez seja encontrada, em sua essência, pelo clamor do coração de Davi no Salmos 27.4: “uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.”


O Rei Davi estabeleceu o tabernáculo de Davi, e dentre muitas referências na Bíblia, este versículo 1 Crônicas 16:1-37 é o que melhor descreve a Casa de Oração:


1 Introduziram, pois, a arca de Deus e a puseram no meio da tenda que lhe armara Davi. 4 Designou (Davi) dentre os levitas os que haviam de ministrar diante da arca do SENHOR, e celebrar, e louvar, e exaltar o SENHOR, Deus de Israel… 37 Então, Davi deixou ali diante da arca da Aliança do SENHOR a Asafe e a seus irmãos, para ministrarem continuamente
perante ela, segundo se ordenara para cada dia.

A melhor representação do que a Casa de Oração deseja ser pode ser encontrado no livro de Apocalipse, onde descreve os remidos reunidos diante do trono de Deus, como por exemplo:

Os quatro seres vivos e os vinte e quatro anciãos caíram diante do Cordeiro, cada um com uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E eles cantaram uma nova canção, dizendo: "És digno de tomar o pergaminho e de abrir os seus selos, porque foste morto e nos redimiste a Deus pelo teu sangue, de todas as tribos,
línguas, povos e nações." (Ap. 5:8-9)
 

2. É importante ter um modelo na reunião de oração?

É importante que a casa de oração seja organizada, para que não haja confusão para os líderes e participantes. Acreditamos que Deus trabalha através de uma liderança ungida que permite a liberdade no Espírito. Deus é a Cabeça, e Ele espera ser nosso parceiro aqui na terra.

 

3. Por que os conceito da Beleza de Deus e Deleite são importantes para a Casa de Oração?
 

A maior expressão de beleza é a beleza de Deus (veja Sl 27:4), e a beleza com que Ele cinge a Noiva de Cristo (veja Ef 5:27; Sl 149:4). Estas duas esferas a respeito da beleza nos dão um fundamento sólido e combustível para a oração dia e noite.

Fascinação: O coração do homem foi projetado para ser fascinado por Deus e Seus tributos — e nunca ser monótono e sem vida. Uma parte da nossa jornada é redescobrir o quanto Deus é maravilhosamente belo e fascinante.

Confiança: Enquanto começamos a entender o quão maravilhosamente belo Ele é, começamos a entender que Sua própria beleza reflete em nós. Por isso, nós podemos permanecer confiantes em Seu amor e graça, sustentado pelos afetos, e não andando em vergonha ou motivações carnais.
O deleite e a alegria são indispensáveis para a Casa de Oração. Ele nos garantiu através do profeta Isaías que nos daria alegria no lugar de oração (veja Is. 56:7). O salmista disse, “Na tua destra, delícias perpetuamente” (Sl. 16:11).

Na Casa de Oração, nos movemos sobre o paradigma de um Deus que é belo, fascinante, e cheio de delícias perpetuamente. Estas qualidades são inesgotáveis neste lado da eternidade e são uma busca digna e sábia para o coração humano.
 

4. Como a música e o canto se encaixam na Casa de Oração?

Estamos no meio de um movimento de adoração global, centrado na oração e na intimidade com Deus. É vital que a oração se torne agradável para cada cristão; ela libera um espírito de devoção e enche o coração de adoração.
Muitos que já começaram casas de oração atestaram a respeito das reuniões de oração “secas” (ou monótonas), onde a pessoa se sente como se estivesse simplesmente lascando pouco a pouco a resistência ao seu redor, com muito pouca unção e poder. Felizmente, através do desígnio soberano de Deus, quando a adoração é combinada com a intercessão,
uma agitação espiritual ocorre através do corpo corporativo de crentes.

A música desperta o coração para a beleza. Como Deus é um ser musical e nós fomos criados à Sua própria imagem, fomos feitos com um espírito musical. Quase todas as pessoas encontram consolo, conforto, ou expressão na música. Mais uma vez, este é o desígnio de Deus. No céu, a música e a expressão verbal (oração) nunca estão separadas
uma da outra. Baseamos a maioria das nossas reuniões de oração na casa de oração neste conceito e valor.

Quando o rei Davi instituiu o tabernáculo, ele sabia que a adoração e a devoção eram componentes principais da intercessão dia e noite. Ele deve ter possuído uma profunda revelação de como o céu hospeda uma reunião de oração. Estamos procurando imitar esse modelo celestial, encontrado em Apocalipse 5:8. Chamamos este modelo particular de
"intercessão harpa e taça".
 

5. Como posso saber mais a respeito da Casa de Oração?

Não há melhor forma de aprender sobre a casa de oração do que vir e experimentar por si mesmo. Nós te convidamos a vir e descobrir por si mesmo do que se trata a Casa de Oração Liberdade Rio na cidade do Rio de Janeiro. Venha para um dos nossos eventos (conferências, turnos diários, seminários).

Rua Ceará 104, 5º andar
Pç. da Bandeira - RJ
20270-160

(21) 2565-6259

©2018  CASA DE ORAÇÃO LIBERDADE RIO 

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon