O Ministério do Precursor

Atualizado: Mai 7



PRE·CUR·SOR

Do latim praecursor – onde prae significa “antes” ou “à frente” e currere significa “correr”.

“Pre-cursor”: Aquele que corre à frente; aquele que precede; aquele que está localizado à frente de alguma coisa; o que pode aparecer de maneira antecipada; o que anuncia a chegada de.

Em uma definição simples, precursores são aqueles que estão à frente. Eles vêm a frente de outros e preparam algo, tocam antes, enfrentam, lutam e se gasta antes dos demais, porque eles estão à frente da maioria no seu tempo.

Precursores muitas vezes vão encontrar florestas e fazer as trilhas pelas quais outros vão passar. Esses que vão à frente costumam pisar em terras desconhecidas e ver o que outros ainda não viram. Enfrentam os perigos do inexplorado sem ter muitos exemplos para os guiar. Desbravam e fazem mapas para aqueles que chegarem depois. Por causa deles, encontramos caminhos no lugar de matas fechadas.

Biblicamente falando, um precursor é quem anuncia um acontecimento vindouro, quem vai adiante de alguém para anunciar sua chegada. São pessoas que vivem o presente com a sua visão no futuro. Precursores se preparam para preparar outros para os planos futuros de Deus.

A bíblia relata a história de um homem que foi chamado por Deus para ir adiante de Jesus, preparando as pessoas para responderem de forma correta quando o Messias se manifestasse ao mundo. João Batista foi colocado em sua geração para prepará-la para o Senhor:

“Houve um homem enviado por Deus, e o nome dele era João. Este veio como uma testemunha para testificar a respeito da luz, para que todos viessem a crer por meio dele.” (João 1.6-7)

“Ele dizia:‘Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus.’

Pois é a João que se refere o que foi dito por meio do profeta Isaías:

‘Voz do que clama no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem as suas veredas’”

(Mt 3.2-3)

João foi um homem estranho para o seu tempo. Viveu no deserto cerca de 18 anos, sendo isso mais da metade de sua vida. Tinha um estilo de vida de jejum e sua dieta consistia basicamente de gafanhotos e mel silvestre. Suas roupas feitas com pele de camelo também eram incomuns para seu povo. Sem amenizar a dureza de suas palavras nem mesmo ao governador Herodes, João foi preso, e pouco tempo depois decapitado. Mas como um precursor, João Batista cumpriu o propósito de sua vida, gastando-a inteiramente para o Senhor. Suas pregações e chamado ao arrependimento quebrantaram o coração de boa parte do povo e o seu anúncio “está próximo o Reino dos Céus”, foi testificado com o esperado surgimento do Messias.

Assim como Deus levantou um Precursor antes da primeira vinda de Jesus, Ele também levantará outros antes da segunda vinda, semelhantes a João Batista.

Três passagens são cruciais para essa compreensão:

1 - “E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.” - Lucas 1.16-17

2 - “Mas os discípulos perguntaram a Jesus: ‘Por que, então, os escribas dizem ser necessário que Elias venha primeiro?’ Jesus respondeu: ‘De fato, Elias virá e restaurará todas as coisas. Eu, porém, lhes digo que Elias já veio, e não o reconheceram; pelo contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem irá sofrer nas mãos deles.’ Então os discípulos entenderam que ele estava se referindo a João Batista.” - Mateus 17.10-13

3 - “Eis que eu lhes enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor. Ele converterá o coração dos pais aos seus filhos e o coração dos filhos aos seus pais, para que eu não venha e castigue a terra com maldição.” - Malaquias 4.5-6

Isso é o que essas passagens juntas nos mostram:

João Batista não era Elias reencarnado, mas se movia com o mesmo espírito e poder, e por isso Jesus o chama de Elias. Da mesma forma, quando Malaquias diz que Elias virá antes da vinda do Senhor, ele está apontando para uma geração profética no mesmo espírito e poder de Elias, como foi João Batista, para preparar o caminho para a segunda vinda de Jesus.

Além disso, há uma profecia que parece ser apenas sobre João Batista, mas ela não se cumpre plenamente nele. Isaías diz: Uma voz clama no deserto: preparem o caminho do Senhor! No ermo façam uma estrada reta para o nosso Deus! Todos os vales serão levantados, e todos os montes e colinas serão rebaixados; o que é tortuoso será retificado, e os lugares ásperos serão aplainados. A glória do Senhor se manifestará, e toda a humanidade a verá, pois a boca do Senhor o disse.’” (Is 40.3-5)

O que Isaías está dizendo é que a mesma mensagem que João Batista pregou será anunciada e que “a glória do Senhor se manifestará, e toda a humanidade a verá”. Isso já se cumpriu? Quando essa mensagem será pregada e toda a humanidade verá a glória do Senhor? Na volta de Jesus! Então essa profecia não falava apenas sobre João Batista, mas também sobre nós!

O chamado do precursor não é para “super cristãos”. Talvez você leia sobre um João Batista perdendo a cabeça e isso te intimide. Ou você leu as palavras poder, profético e pensou: “isso não é para mim”. Mas não deixe que essas coisas parem a voz do Senhor em seu interior. Os pastores famosos não estão em todo lugar. Não estão no seu trabalho, por exemplo, mas você está. Precursores são mensageiros. Isso diz respeito a uma criança que vai sussurrar para seus amiguinhos no recreio que Jesus está vindo e a maridos que vão discipular suas famílias para serem fiéis ao Senhor. Alguns desses são músicos, outros são artistas e advogados. Pessoas que trabalham com mídia, comerciantes, empresários, médicos, garis e até alguns pregadores. Deus está erguendo o seu exército em todo lugar!

Essa é a convocação do Senhor para essa geração:

Passem, passem pelas portas! Preparem o caminho para o povo!

Aterrem, aterrem a estrada, tirem as pedras, levantem um estandarte, para os povos.

Eis que o Senhor fez ouvir até os confins da terra estas palavras:

‘Digam à filha de Sião: Eis que vem seu Salvador;

com ele vem a sua recompensa, e diante dele o seu galardão’

(Is 62.10-11)

O maior evento da história está se aproximando! Jesus Cristo está voltando para essa terra e o Senhor está convocando aqueles que irão espalhar a notícia! Em que lugar a sua voz é ouvida e a do seu pastor não? Onde você chega que o evangelista não chegou ainda? Você é o João Batista esperado em seu trabalho, meu irmão! Você é o Elias que a sua família aguarda!

Que a sua luz brilhe na escuridão deste tempo e que a sua voz seja ouvida. Você tem uma mensagem: “Eis que vem o Salvador!”.

Se levante precursor, seu Rei está vindo!


11 visualizações

Rua Ceará 104, 5º andar
Pç. da Bandeira - RJ
20270-160

(21) 2565-6259

©2018  CASA DE ORAÇÃO LIBERDADE RIO 

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon